11.9.07

"Tell Me You Love Me"

O grande choque deste primeiro episódio de "Tell Me You Love Me") é a aparição de testículos numa cena de sexo. A hora é mais que inapropriada (21h), mas a HBO está no cabo a salvo dessas censuras e dos apitos para as palavras menos familiares. Se a crueza das imagens é a primeira mostra da seriedade desta nova série americana, os primeiros minutos são igualmente esclarecedores: estamos numa série adulta, frontal, sobre relações, num instante em que a falta de comunicação e compatibilidade destronam a emoção. Ou seja, alguns estafados clichés modernos em que a ficção televisiva (e cinematográfica) mergulha hoje em dia sempre que se distancia das artimanhas 'cómicas' que sufocam séries como "Six Degrees" ou "Big Love", por exemplo, e faz com que "What about Brian" ("Amigos de Brian") pareça um spinoff pós-teenager dos "Morangos com Açúcar". "Tell Me You Love Me" conta a história de 3 jovens casais, com uma psicóloga comum a ser o ponto central unificador do enredo. Por agora, é tudo demasiado explícito e fresco para dar pontos positivos ou negativos, mas talvez prometa acompanhamento regular.

ADENDA: Alguns emails alertaram-me para a cena da masturbação (dela a ele). Sim, é mais forte e explícito que a masturbação dele ou o sexo quase realista dos casais, mas nem quis desvendar a "surpresa" nem quero, por enquanto, olhar para esta série como um desfile ousado de sexo. A discussão abrir-se-á pela necessidade em mostrar tanta pele e tanto sexo, por isso deverá ser interessante acompanhar a polémica.