29.8.07

Maçã Secreta

Para quem nunca viu, as sessões de apresentação da Apple são um deslumbre. Steve Jobs está normalmente sozinho em palco (mas também tem convidados, entre CEOs já houve Kanye West e U2), à frente de um grandé ecrã onde desliza a sua apresentação feita em Key Note. O que fica destas sessões é a simplicidade e o bom gosto de tudo - uma mera extensão exportável no modo como compramos e usamos a marca posteriormente -, como se o mais importante fosse o conteúdo e nunca a forma. Uma dos pontos altos destas palestras costumam ser as novidades, que todos esperam. Qual suspense esperado, Jobs vai largando pistas e depois esbofeteia os presentes com o novo computador, o novo software ou o novo iPod. Dentro de uma semana, em San Francisco, a Apple prepara mais um special event. Fala-se que será um novo iPod mas não há nenhum site ou blog que saiba mesmo que se vai passar. E era aqui que eu queria chegar: como é possível uma marca de tamanha implementação no mercado, que movimenta milhares de pessoas desde a concepção de um produto até à sua chegada à lojas, esconder uma novidade do público? Rigor empresarial ou fiel amor à camisola de todos os empregados Apple?